NOTA PÚBLICA

27/05/2019 14:15

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências – NUVIC
Núcleo de Pesquisa Diferença, Arte e Alteridade – Alteritas

NOTA DE REPÚDIO CONTRA O RACISMO PROTAGONIZADO PELO DEPUTADO IVAN NAATZ (PV)
“Você sabe por que esse preto trabalha em meu gabinete? Porque se der merda a culpa é dele!”. Foi assim que o Deputado Estadual, Ivan Naatz (PV) destilou seu RACISMO contra um jovem negro trabalhador da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), quando apresentava sua equipe a outro deputado. Aconselhado pelo chefe de gabinete a “engolir” a história, o jovem registrou Boletim de Ocorrência deixando explícito que a população negra não é submissa, não teme represálias e não aceita essa tentativa de subalternização.
Nesse sentido, os Núcleos de Pesquisa ALTERITAS e NUVIC, ambos da Universidade de Federal de Santa Catarina, vêm por meio desta manifestar solidariedade e apoio ao jovem negro vítima do RACISMO praticado pelo deputado Ivan Naat(PV).
Por princípio, o ALTERITAS e o NUVIC repudiam de modo veemente todas as formas de RACISMO, e têm buscado combater essa prática em todos os espaços da sociedade brasileira e, por isso, colocam publicamente sua indignação com a atitude de Ivan Naatz (PV).
Manifestações de cunho RACISTA são injustificáveis e inaceitáveis, representam retrocesso na consolidação da democracia, fortalecem a barbárie e comprometem o processo civilizatório. Atos como o protagonizado pelo Deputado Ivan Naatz (PV) banalizam a luta antirracista e destroem as conquistas da sociedade brasileira. RACISMO é CRIME e como tal precisa ser tratado pela ALESC.
Estaremos, enquanto Núcleos de Pesquisa, atentos/as e participativos/as na DEFESA DOS DIREITOS e combatendo este modo racista de ser, agir e pensar em nosso país. Com isso, reforçamos que seja apurada a responsabilidade por esse ato criminoso.

Núcleo de Pesquisa Diferença, Arte e Educação- ALTERITAS
Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violências – NUVIC

Florianópolis, 25 de maio 2019.