Nota de solidariedade

30/09/2022 11:48

PELO APOIO À ESTUDANTE VÍTIMA DE CRIME RACIAL

O Grupo de Estudos e Pesquisas Alteritas: Diferenças, Arte Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) manifesta-se publicamente em defesa e apoio à estudante do curso de Pedagogia do CED/UFSC, vítima de crime de racismo nesta quarta feira dia 28/09/2022, materializado no banheiro feminino do Centro de Educação da UFSC.
Entendemos que práticas racistas hegemônicas nos ambientes universitários retroalimentam a intolerância, ameaçam à democracia, reforçam o racismo e os racistas levando suas vítimas ao adoecimento em diversos níveis. Impedem a troca e o compartilhamento de conhecimentos e experiências plurais reproduzindo na cultura institucional universitária vigente, padrões coloniais que em nada alteram a realidade posta. Daí a necessidade de crimes desta natureza, serem apurados, e, havendo comprovação, os criminosos punidos nos rigores da lei.
Por isso, manifestamos nosso apoio e solidariedade à estudante, nos colocamos na defesa incansável de ações antirracistas, exigimos as providências cabíveis, além de nos somarmos à coordenação do curso de Pedagogia e ao Movimento Estudantil no acompanhamento do caso.

Florianópolis, 29 de setembro de 2022.