Quem somos?

O ALTERITAS: Diferença, Arte e Educação, é um grupo de pesquisa e extensão, localizado no Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina.
O grupo foi criado pela professora Ida Mara Freire, em 1996 e desenvolve pesquisas e extensão com vistas a valorizar as diferenças e o protagonismo dos movimentos sociais pela equidade racial e de gênero, tendo como princípio o diálogo na pluralidade. Seus projetos atualmente articulam pesquisas em ações afirmativas, gênero e relações raciais.
Entre os anos de 2014 a 2016 desenvolveu o projeto “Negras Vozes: arte, presença e memória”, com Mostra Itinerante sobre intelectuais negros e Saraus poéticos-musicais; em 2016 realizou o Curso de extensão “Introdução ao pensamento de Frantz Fanon”; de 2016 a 2017 organizou o III Congresso de Pesquisadores/as Negro/as da Região Sul (III COPENE SUL); e atualmente esta desenvolvendo o projeto de pesquisa e extensão: Negras Vozes e Acervo Digital “Resistências Negras em Santa Catarina”, de 2017 a 2018.

A professora, e criadora do grupo ALTERITAS, Ida Mara Freire, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1984), Especialização em Dança Cênica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1989) Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1995), Pós-doutorado em Tópicos Específicos da Educação (Disability Arts) pela University of Nottingham (2002). Pós-Doutorado na área de dança na Universitiy of Cape Town (2011-2012). Atualmente é estudante do Curso de Teologia. Professora Aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina. É membro do conselho editorial do periódico Research in Dance Education. Tem experiência na área de Educação e Dança. Escreve e desenvolve estudos e pesquisa sobre os temas: alteridade, arte, cegueira, corpo, dança, África do Sul e teologia contemporânea. Integrante do Alteritas grupo de estudos e pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação. Desenvolve projeto voluntário na área da dança na ACIC,- Associação Catarinense de Integração do Cego. Autora do site Danças Invisíveis e Outras Corpografias: www.idamarafreire.com.br

A Prof(a) Dr. Joana Célia dos Passos possui graduação em Pedagogia, Mestrado (1997) e Doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio Pós-doutoral em Sociologia Política no PPGSP/UFSC. Atualmente é docente no Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC, na área Organização de Processos Educativos e na disciplina Diferença, Estigma e Educação. É a atual líder do Grupo Alteritas e Vice-Líder do Núcleo Vida e Cuidado (NUVIC). É pesquisadora associada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, Núcleo de Santa Catarina (INCTi-SC/UFSC). Foi consultora da UNESCO e do PNUD na formulação de políticas de educação de jovens e adultos. Foi Coordenadora de Relações Étnico-Raciais na Secretária de Ações Afirmativas e Diversidades (CRER/SAAD) na UFSC de 2016 a 2017; é membro do Fórum Estadual de Educação das Relações Étnicos-Raciais; desenvolve pesquisas em Educação e Relações Raciais com foco em: ações afirmativas, política curricular, processos educativos não escolares, juventudes negras e educação de jovens e adultos.