Artigos e resenhas

Artigos

SOUZA, Jéssica J. Lins de. Ensaio Sobre Como o Samba Ajuda a Pesquisar com Educação Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – RIPEM. v. 10, n.1, p. 158-171, 2020.

BATISTA, Rosa; PASSOS, Joana Célia dos; SCHMIDT, Leonete Luzia. Crianças belas, sadias e robustas: o futuro da raça brasileira nas políticas de proteção à infância em Santa Catarina nos idos de 1940. Perspectiva (UFSC), v. 37, p. 453-479, 2019.

BOTEGA, Gisely Pereira; SANTOS, Pamela Cristina dos. Serviço de proteção e atendimento especializado a famílias de Florianópolis: um levantamento racial. Revista Grifos, Chapecó,v. 28, n. 47, p. 192-211. jul/dez, 2019.

PASSOS, Joana Célia dos; SANTOS, Pamela Cristina. Patrícia Redondo: “Eu tive que ficar sem fala para começar a falar com as infâncias populares a partir da minha própria experiência como educadora e como pesquisadora”: um olhar sobre as infâncias latino-americanas. Zero-a-Seis, v. 21, p. 439-452, 2019.

PASSOS, Joana Célia dos. A atuação da comissão de validação de autodeclarados negros na UFSC: uma experiência político-pedagógica. Revista ABPN, v. 11, p. 136-158, 2019.

PASSOS, Joana Célia dos; GAUDIO, Eduarda Souza; SANTOS, Pamela Cristina. Relações raciais e formação de professores/as no Brasil: desafios e possibilidades num currículo do curso de Pedagogia. Revista del IICE, v. 45, p. 31-42, 2019.

SANTOS, Pamela Cristina dos. Discussões sobre violências e racismo a partir de uma proposta de educação libertadora com crianças e adolescentes na escola. Cadernos de Pós-Graduação, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 148-163, jan./ jun. 2019.

PASSOS, Joana Célia dos. Professores na Educação de Jovens e Adultos: inserção, precarização e formação continuada. ECCOS Revista Científica (Online), v. 47, p. 273-288, 2018.

SANTOS, Pamela Cristina dos. A “geração conectada” e tecnologias na escola: reflexões a partir da prática docente. Humanidades e Educação. Palmas, v. 5 n. 11, p.9-17. dezembro, 2018.

SANTOS, Pamela Cristina dos. Relações sócio-raciais entre crianças brancas e negras: apontamentos e notas reflexivas. Sobre Tudo. Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 26-46, 2018.

LIMA, Patricia de Moraes; SANTOS, Pamela Cristina dos; BOTEGA, Gisely Pereira. Risco e vulnerabilidade: desafios na rede de proteção à infância no município de Florianópolis. Florianópolis, Zero-a-Seis. v. 18, n. 34, p.288-302. jul/dez, 2016.

PASSOS, Joana Célia dos; RODRIGUES, Tatiane Cosentino; CRUZ, Ana Cristina Juvenal da. O impacto das ações afirmativas no currículo acadêmico do ensino superior brasileiro. Revista da ABPN, v. 8, p. 08-33, 2016.

PASSOS, Joana Célia dos; NASCIMENTO, Tânia Tomázia do; NOGUEIRA, João Carlos. O patrimônio cultural afro-brasileiro: São José, um estudo de caso. Revista Estudos Históricos, v. 29, p. 195-214, 2016.

PASSOS, Joana Célia dos. Relações raciais, cutura acadêmica e tensionamentos após ações afirmativas. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 31, p. 155-182, 2015.

PASSOS, Joana Célia dos; NOGUEIRA, João Carlos. Movimento negro, ação política e as transformações sociais no Brasil contemporâneo. Política & Sociedade (Online), v. 13, p. 105-124, 2014.

PASSOS, Joana Célia dos. As desigualdades na escolarização da população negra e a educação de jovens e adultos. EJA em debate, v. 1, p. 137-150, 2012.

***

Resenhas de livros

SOUZA, Jéssica Lins de. Agora serve o coração: verdades-mentiras contadas por um brasileiro qualquer. Revista de Estudos de Literatura, Cultura e Alteridade – Igarapé, v. 13, n. 1, 2020.

SANTOS, Pamela Cristina dos. Educar para quê? Pensamentos sobre autoritarismo na ação pedagógica dentro da escola. Florianópolis, Sobre Tudo. v.8, n.2, p. 141-145, 2017.