Dissertações
ALVES, Gieri Toledo. Relações étnico-raciais, ensino e afrocentricidade: corpo-identidade de meninos negros. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
FERNANDES, Jéssica Juliane Lins de Souza. A voz do morro: narrativas etnomatemáticas produzidas no Carnaval de escolas de samba de Florianópolis. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
GODOI, Jéssica Caroline. Processos educativos em um terreiro de candomblé de Uberaba – MG. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
PIRES, Sandra Regina. Pertencimentos étnico-raciais na infância: o que dizem as crianças negras sobre si. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
CUNHA, Fabienne Neide da. Profissionais negras na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis: Narrativas que reverberam resiliência. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
SANTOS, Pamela Cristina dos. Saravá as cartinhas: relações sócio-raciais entre crianças negras e brancas na escola e no terreiro. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
BERNARDES, Tatiana Valentin Mina. A literatura de temática da cultura africana e afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantil. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
CORRÊA, Joseane Pinho. A arte de ensinar a capoeira, na roda e na vida: pedagogia da capoeiragem de Norival Moreira de Oliveira – Mestre Nô. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
FERREIRA, Emiko Liz Pessoa. Estudantes negros(as) egressos(as) das políticas de ações afirmativas: um olhar sobre a pós-graduação. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
FERREIRA, Ivanilde de Jesus dos Santos. Negros e negras: das políticas de ações afirmativas ao mercado de trabalho. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
NOGUEIRA, Azânia Mahin Romão. Territórios negros em Florianópolis. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2018.
SANTANA, Camila da Silva. Juventudes negras: pertencimento racial e reconhecimento em uma comunidade de traços açorianos no sul do Brasil. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
SANTOS, Zâmbia Osório dos. Quando o texto fala: narrativas de Lenira Maria de Carvalho, uma mulher negra, trabalhadora doméstica. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
FREITAS, Priscila Cristina. A educação das relações étnico-raciais na educação infantil: entre normativas e projetos políticos pedagógicos. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
GAUDIO, Eduarda Souza. Relações sociais na educação infantil : dimensões étnico-raciais, corporais e de gênero. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.