Integrantes

Fundadora do Grupo

Líderes

Pessoas pesquisadoras atuais

Pessoas egressas

Alesandra Oriente

Mestra em Conservação e Manejo de Recursos Naturais e doutoranda no programa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Especialista em Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica e também em Microbiologia Agroindustrial. Graduada em Ciências Biológicas ? Bacharelado e licenciatura. Atualmente trabalha no Instituto Federal de Santa Catarina. Tem atuado em ações diretas de fortalecimento do protagonismo discente e apoio ao corpo docente nas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência como coordenadora de cursos de extensão voltados para mulheres em situação de vulnerabilidade; Experiência como coordenadora pedagógica e coordenadora de pesquisa, pós-graduação e inovação. Atuação como extensionista em diversos projetos voltados às ações afirmativas; Atuação como pesquisadora nas áreas de biotecnologia e bioprospecção de microrganismos, e atualmente na área de educação pesquisando políticas públicas, ações afirmativas e aspectos relacionados à permanência e êxito de estudantes. Membro de Colegiado do curso de Engenharia de Produção, da Comissão Própria de Avaliação Institucional do IFSC – CPA, da Comissão de Heteroidentificação, da Comissão de Análise de Renda para fins de ações afirmativas e da Comissão local de Ações de Permanência e Êxito.

Ângela Della Flora

É professora na Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Ciências da Informação, atuando junto aos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciências da Informação, Relações Internacionais e Administração. Atualmente cursa o Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolve pesquisa de tese intitulada Branquitude no Oeste catarinense: educação, sujeitos e memória social. É membro do Alteritas – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação do CED/UFSC. Integra a Comissão para a Criação do Acervo da Memória e Direitos Humanos a partir dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão da Verdade da UFSC. É membro da Comissão de banca de hetero-identificação dos estudantes Pretos, Pardos e Indígenas que ingressam na universidade pelo direito às cotas raciais. Desenvolve projetos de extensão vinculados ao curso de Biblioteconomia. Em período anterior exerceu a docência no curso de Licenciatura em Ciências Sociais e nas áreas de sociologia e ciência política do domínio comum na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim/RS e Realeza/PR. É mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), onde também cursou a graduação em Ciências Sociais (2004). Seus interesses de pesquisa mais recentes enquadram-se num locus de interdisciplinaridade entre Sociologia e Educação para as Relações Étnico-raciais. Sua produção científica anterior abordava majoritariamente a sociologia da juventude nas interfaces com a sociologia rural e focaram nos temas juventude rural, processos de constituição geracional e militância política juvenil. Também atuou na formação de professores de sociologia, coordenando e orientando as atividades dos estágios supervisionados da área e junto ao PIBID Conexão de Saberes. Foi professora de sociologia no Ensino Médio na rede pública de educação do estado de Santa Catarina por oito anos. Lecionou no Colégio de Aplicação da UFSC por dois anos.

Angélica Silvana Pereira

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professora dos anos iniciais durante 15 anos de escolas públicas e privadas da grande Porto Alegre. Foi docente do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando no setor de Didática. Atualmente é professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolvendo suas atividades nas áreas de Organização Escolar, Teoria Geral e Planejamento Curricular e Pesquisa em Educação. É vice-líder do NÓS – Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (CED/UFSC), integrante do GPEJUV – Grupos de Estudos Juventudes, Culturas e Formação(CEDU/UFAL) e do ALTERITAS – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação (CED/UFSC) Tem experiência em Educação, com ênfase na formação de professores/as e currículo. Seus temas de interesse focalizam também juventudes contemporâneas, relações de gênero e sexualidades.

Artur Favaretto Pereira

Historiador e professor de História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduando em Pedagogia (UFSC) e mestrando em Educação (PPGE UFSC), na linha SUPED – Sujeitos, Processos Educativos e Docência, sob orientação da prof. Dra. Joana Célia dos Passos. Bolsista de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Professor voluntário de História no Cursinho Popular do Zinga, na Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino. Foi bolsista do Centro de Documentação do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC – IEG, sob orientação da prof. Dra. Joana Vieira Borges; bolsista de iniciação à docência – PIBID/CAPES pela mesma universidade, sob supervisão do prof. Me. André Luis Zanotto e coordenação do prof. Dr. Sandor Fernando Bringmann; e monitor das disciplinas de História do Brasil Republicano II, sob supervisão da prof. Dra. Glaucia Cristina Candian Fraccaro, e de Estudos Afro-Brasileiros, sob supervisão da prof. Dra. Alexandra Eliza Vieira Alencar (por dois semestres), também na UFSC. É membro do ALTERITAS – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação, que, por sua vez, é vinculado ao Instituto de Estudos de Gênero – IEG (UFSC). Tem interesse na subárea de História do Brasil, com ênfase no período republicano, concentrando estudos nas temáticas de relações étnico-raciais, educação, política e movimentos sociais e populares.

Azânia Mahin Romão Nogueira

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Geografia pela mesma universidade. Pesquisa na área de Geografia Humana, com ênfase em Relações Raciais, articulando território, teoria do pensamento geográfico, gênero e currículo. Além de participar do Alteritas, integra o Núcleo de Estudos Negros.

Camila da Silva Santana

Mestra em educação na linha- Ensino e formação de Educadores da Universidade Federal de Santa Catarina. Formada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências – NUVIC (Centro Ciências da Educação Universidade Federal de Santa Catarina) e Alteritas – grupo de estudos e pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação – Pesquisadora no Projeto de Pesquisa Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico e -raciais.

Carlos Alberto Silva da Silva

Atualmente (2022) em estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1997), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2016). Intelectual orgânico do Movimento Negro. Professor substituto do Instituto Federal de Santa Catarina (2022), professor substituto da Universidade Regional de Blumenau (2022), professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina (2018), professor colaborador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2019). Membro associado da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN). Membro associado da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED). Membro pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da Universidade Regional de Blumenau (Neab/Furb – CNPq); integrante do grupo de estudos Linguagem, Enunciação, Discurso (LED/CNPq, Unicamp); integrante do grupo de estudos Língua em Contato (UFSC); integrante do grupo de estudos Semiótico LabOrino (USP) e integrante do Alteritas – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação da UFSC/CNPq.

Dandara Manoela dos Santos

Graduada em Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participou da Coordenação Nacional da ENESSO (Executiva Nacional dos estudantes de Serviço Social), responsável pelas pastas de combate às opressões e cultura – gestão 2014/2015.

Eduarda Souza Gaudio

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestra em Educação pela mesma Universidade (2013). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010). Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Pesquisadora associada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre diferença, arte e educação – ALTERITAS do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tutora do Curso de Pedagogia do Centro de Educação à distância da Universidade Estadual de Santa Catarina. Atuou como Formadora do curso “Educação das Relações Étnico-Raciais” promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Integra a Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação – ANPED e a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as – ABPN. Desenvolve pesquisas em Educação e Relações Raciais com foco em: Educação Infantil, Formação de Professores/as e Currículo.

Emiko Liz Pessoa Ferreira

Possui graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Especialização em Processo Civil pela Fundação José Arthur Boiteux/UFSC. Mestre em Educação pela UFSC – Dissertação: Estudantes negros(as) egressos(as) das políticas de ações afirmativas: Um olhar sobre a pós-graduação; membro do grupo de pesquisa ALTERITAS/UFSC, atualmente é professora e Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera Educacional – São José. É Proprietária do Escritório Particular de Advocacia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: família, mediação, acesso a justiça, responsabilidade civil, ações afirmativas e racismo. É vice-presidente das Comissão de Igualdade racial da OAB/SC e Comissão da verdade sobre a escravidão negra no Brasil da OAB/SC.

Fabienne Neide da Cunha

Graduada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC, na linha de pesquisa “Sujeitos, Processos Educativos e Docência” – SUPED. Atualmente integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências – NUVIC/UFSC e o Grupo de Estudos ALTERITAS: Diferença, Arte e Educação. Atuou como pesquisadora no Projeto de Pesquisa Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais, e também, participou do Projeto Acolher: Acolhimento e inserção de estudantes cotistas na cultura acadêmica da UFSC, coordenado pela Prof(a). Dr(a). Joana Célia dos Passos como bolsista. Suas pesquisas e estudos relacionam-se a área da Educação e Relações Étnico-Raciais, com ênfase aos temas:Infância, Educação Infantil, Identidade e Processos Educativos.

Grace Kelly Caldas da Silva

Graduada em Letras – Português pela Faculdade São Luis de França (2014). Cursando Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Grupo Alteritas: diferença, arte e educação.

Gieri Toledo Alves

Mestra em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa e estudos ALTERITAS. Especialista em Terapia Sistêmica com Indivíduos, Casais e Famílias pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo. Especialista em Abordagens da Violência contra crianças e adolescentes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009-2015). Atua na Psicologia Clínica, Social e Escolar. Tem experiência nas seguintes áreas: Educação; Relações étnico-raciais; Saúde da população negra; Infância e Adolescência; Terapia sistêmica; Violência contra a criança e o adolescente; Educação Socioemocional.

Ida Mara Freire

A escrita assim aconteceu: rastros no espaço, traços de paisagens humanas, registros diários em lápis e papel. Mas, entre o não ver e ser visto ? a diferença vivida, estudada seja na cor da pele, na condição feminina, na trajetória espiritual ? tornou-se dança, palavra, e hoje se apresenta como palavra dançada. Ela é Pedagoga, Especialista em Dança, no seu mestrado pesquisou a interação mãe-criança, durante seu doutorado identificou a dança no corpo de quem não vê, em seus estudos pós-doutorais, na Inglaterra e na África do Sul, dançou a diferença e o perdão. Atualmente, além de dedicar-se à escrever, ela encoraja pessoas, através da dança, da escrita e da meditação, a transformar histórias de vida em alegria e liberdade. Ida Mara, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1984), Especialização em Dança Cênica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1989) Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1995), Pós-doutorado em Tópicos Especificos da Educação (Disability Arts) pela University of Nottingham (2002). Pós-Doutorado na área de dança na Universitiy of Cape Town (2011-2012), Professora Aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina. É membro do conselho editorial do periódico Research in Dance Education. Tem experiência nas áreas de Educação e Dança. Escreve e desenvolve estudos e pesquisa sobre os temas: alteridade, arte, cegueira, corpo, dança, África do Sul e teologia contemporânea. Integrante do Alteritas grupo de estudos e pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação. Dirige a Potlach Editora e Ateliê de Arte Contemplativa. Autora do livro “A duração da dor”, do conto “Inviabilidade Materna” selecionado do II Concurso Literário da Revista PUB- Diálogos Interdisciplinares, do e-book Diário Corpografias: aprenda a registrar suas memórias corporais, e do site www.idamarafreire.com.br

Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira

É graduada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2015). Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa ” Sujeitos, Processos Educativo e Docência” – SUPED. Atuou como bolsista do Projeto Acolher: Acolhimento e inserção de estudantes cotistas na cultura acadêmica da UFSC. Atualmente integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências – NUVIC (Centro Ciências da Educação Universidade Federal de Santa Catarina) e o grupo de estudos e pesquisas ALTERITAS: Diferença, Arte e Educação. Atuou também como pesquisadora no Projeto de Pesquisa de Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais, e pesquisa temas na área da Educação, com ênfase em: infância, relações étnico-raciais e ações afirmativas. Atualmente é professora auxiliar na rede municipal de ensino em Florianópolis.

Jaqueline Cardoso Zeferino

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina na Linha Sujeitos, Processos Educativos e Docência. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, lecionando no curso de Licenciatura em Educação do Campo e Agroecologia. Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas temáticas: educação, arte e cultura popular, relações étnico-raciais, gênero e feminismos, quilombos, educação do campo. Possui Especialização em Estudos Africanos e Afro-brasileiros pela PUC Minas e formação em Epistemologias do Sul pelo Centro de Estudos Sociais (CES) em Coimbra/Portugal.

Jeane Vanessa Santos Silva

É Doutora em Filosofia nas áreas de Lógica e Epistemologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Estudos Especializados em Educação; membra do ALTERITAS – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação e coordenadora do projeto de extensão “Capoeira da Ilha” e Líder do Grupo ALTERITAS – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação. Atualmente desenvolve pesquisas na áreas: Epistemologia, Relações Étnico-raciais, Pensamento Decolonial e Filosofia Kemética.

Jéssica Caroline Godoi

Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas.

Jéssica Lins de Souza Fernandes

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC), na linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED), com período sanduíche na Università degli Studi di Padova (Universidade de Pádua, Itália) entre 2022 e 2023. Tem como foco de pesquisa e atuação encontros entre Educação Matemática, Etnomatemática e Relações Étnico-Raciais e de Gênero. É integrante do Alteritas – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação. Integrante do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo no Sistema de Justiça, em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Pesquisadora filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e ao Instituto de Estudos de Gênero da UFSC (IEG). Atuou no Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM), também na UFSC. Licenciada em Matemática (2018) e mestra em Educação (2020) pela UFSC, com formação técnica em Metrologia (2009) pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Joana Célia dos Passos

Vice Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Alteritas até 2020. Possui graduação em Pedagogia, Mestrado (1997) e Doutorado em Educação (2010) pela UFSC. Realizou estágio Pós-doutoral em Sociologia Política no PPGSP/UFSC. Atualmente é docente no Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação/UFSC na área Organização de Processos Educativos e na disciplina Diferença, Estigma e Educação. É líder do grupo de estudos e pesquisas Alteritas: Diferença, Arte e Educação, pesquisadora no Núcleo Vida e Cuidado (NUVIC) ambos do Centro de Educação da UFSC, e pesquisadora associada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa – Núcleo de Santa Catarina (INCTi-SC/UFSC). Foi consultora da UNESCO e do PNUD na formulação de políticas de educação de jovens e adultos. Foi Coordenadora de Relações Étnico-Raciais na Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (CRER/SAAD) na UFSC de 2016 a 2017. É membro da Rede de Colaboradores/as da Iniciativa de Erradicação do Racismo na Educação Superior da América Latina e do Caribe (RED ESIAL) e membro associada da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Professora no Programa de Pós Graduação em Educação e no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar de Ciências Humanas. Desenvolve pesquisas em Educação e Relações Raciais, com o foco na população negra.

Juliete Schneider

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI/ UFSC. Doutora em Educação (2014) pelo PPGE/UFSC com tese intitulada “Formadores de professores: um estudo sobre os docentes do Curso de Pedagogia e sua relação com a educação básica”, sob a orientação da professora Dra. Leda Scheibe. Mestre em Educação pela UFSC (2008) com dissertação intitulada “A democratização do acesso ao ensino secundário pela expansão do ciclo ginasial normal em Santa Catarina (1946-1969), possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Realiza pesquisas na área de Formação de Professores.

Larise Piccinini

Doutora em Educação (UFSC). Mestre na linha Teoria e Prática Pedagógica do curso de Educação Física (UFSC), especialização em Fisiologia do exercício e do Desporto (IBPEX), graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Tem atuação docente tanto na linha Pedagógica como na linha da saúde, com experiência em: Dança, Atividades de Academia, recreação, Natação, Ginástica, Políticas Públicas da Educação e Esporte e Lazer, Estudos Culturais e Coordenação Pedagógica do Ensino Superior e de projetos artístico-culturais. Atuou como Docente na AVANTIS e como Coordenadora dos cursos de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado da Faculdade Porto das Águas- FAPAG. Membro do grupo de estudos, pesquisas sobre diferenças, arte e educação – ALTERITAS do centro de Educação da UFSC.

Letícia Lima da Silva

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É membra do ALTERITAS – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação. Foi estagiária na secretaria do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC). Tem interesse na subárea de Psicologia Social, com ênfase nos estudos sobre movimentos sociais e relações étnico-raciais e de gênero.

Lindberg Nascimento Júnior

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2011), mestrado (2013) e doutorado (2018) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física.

Maria Zanela

Travesti. Bibliotecária (UFSC, 2016); Mestra em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSS/UFSC, 2018). Atualmente é Doutoranda em Educação (turma 2019), na linha de pesquisa “Sujeitos, Processos Educativos e Docência”, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC), sob a orientação da Profª Drª Joana Célia dos Passos. É integrante-pesquisadora do NUSSERGE (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social e Relações de Gênero) e do ALTERITAS (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação). Idealizadora, fundadora e integrante-pesquisadora do NeTrans (Núcleo de Estudos e Pesquisas de Travestilidades, Transgeneridades e Transexualidades). Associada ao Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE). Tem investigado, no âmbito da abordagem (auto)etnográfica, relações entre Educação e Travestilidades, bem como a Pedagogia da Travestilidade: trajetórias de travestis professoras e educadoras em contextos de escolarização e produção do conhecimento, a partir de uma perspectiva decolonial e interseccional. Tem como interesse de estudo e pesquisa assuntos relacionados a gênero, sexualidades, feminismos e trabalho sexual; políticas sociais, inclusão social; informação e cidadania, informação e movimentos sociais; resistências e poder; interseccionalidade e branquitude.

Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão

Diretora de Ações Afirmativas e Equidade da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE)/UFSC – Gestão 2022/2026. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, na especialidade de Sociologia. Doutorado e Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012/2001) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente coordena e supervisiona o Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação – LabCTI e a Oficina Multimeios. É líder do grupo de pesquisa LabTEI (Laboratório de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação) e pesquisadora do Alteritas: Grupo de estudos e pesquisas sobre diferença, arte e educação (Departamento de Estudos Especializados em Educação – UFSC). Foi subcoordenadora do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação – UFSC/Blumenau. Foi membro do Conselho Municipal de Inovação de Blumenau. É também membro da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE) e do GT Educação Empreendedora da ABENGE. Foi pesquisadora associada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa Núcleo de Santa Catarina (INCTi-SC/UFSC). Foi representante do Campus UFSC/Blumenau, na Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCARTE). Foi coordenadora de extensão do Departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação e subchefe do Departamento de Engenharias da UFSC/Blumenau. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, com ênfase em Sociologia Política, Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia, Sociologia da Inovação e Educação Empreendedora. Atuou como professora substituta na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na área de EaD, na Educação Superior.

Maristela Campos

Possui graduação em Letras – Inglês pela Universidade do Planalto Catarinense (1991) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Doutora em Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina(2017). Atualmente é professora de Inglês do Colégio de Aplicação – UFSC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino da língua estrangeira, inglês como língua estrangeira, literaturas afrocanadense, afroamericana e afrobrasileira, literatura comparada, intertextualidade poético-musical, jazz, blues, e samba como poéticas de resistência na diáspora africana nas Américas. Líder do Grupo Alteritas – Pesquisa e Estudos em Diferença, Arte e Educação (CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Perspectivas Queer e Decoloniais (CNPq), coordenado pela Profa.Dra.Eliana de Souza Ávila.

Marli de Souza

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui especialização em Docência na Educação Infantil, realizada pelo Núcleo de educação Infantil, UFSC. Atualmente é professora efetiva de Educação infantil na prefeitura municipal de Florianópolis. Possui Mestrado em Educação, com pesquisa intitulada: “Matriz curricular para a educação das relações étnico-raciais na educação infantil:: das políticas nacionais aos currículos locais”, defendida em outubro de 2021, na UFSC. Possui experiência na área da Educação infantil, atuando principalmente em instituições públicas. Participa do grupo de pesquisas ALTERITAS.

Natacha Marques Cardoso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2023). Foi bolsista de extensão no projeto NEGRAS VOZES: RESISTÊNCIAS CULTURAIS EM SC, sob a coordenação da Prof(a) Dra. Joana Célia dos Passos. Integrou o grupo ALTERITAS: Diferença, Arte e Educação e da Gestão Estudantil Universitária Integrar (GESTUS). Atuou bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola de Educação Básica Padre Anchieta (2018-2020). Foi monitora na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, sob orientação da professora Patrícia L. Torríglia (2022). Pesquisa temas na área da educação com ênfase em: infância, relações étnico-raciais e capacitismo. Atualmente é auxiliar de sala em uma escola privada em Florianópolis/SC.

Nattana Marques Pires

Graduada em Farmácia. Foi bolsista no Núcleo de Vida e Cuidados (NUVIC): Estudos e pesquisa sobre a violência. E no Grupo Alteritas: diferença, arte e educação, coordenado pela Prof(a). Dr(a). Joana Célia dos Passos na Universidade Federal de Santa Catarina.

Pamela Cristina dos Santos

Professora da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF/SC), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) na linha de pesquisa Sujeitos Processos Educativos e Docência (SUPED).Licenciada em Pedagogia pela UFSC (2016). Pesquisadora membra do Grupo de Pesquisa Alteritas: Diferença, Arte e Educação, coordenado pela Drª Joana Célia dos Passos, grupo de pesquisa comprometido com o desenvolvimento de pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais. Pesquisadora na área da Educação trabalha com temas ligados as crianças negras e brancas, Relações Sócio-Raciais entre crianças e formação docente.

Priscila Cristina Freitas

Professora da rede municipal de ensino em Florianópolis. Doutoranda e Mestra em Educação, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Graduada em Pedagogia – Habilitação em Educação Infantil pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Participa do Alteritas – grupo de estudos e pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação – UFSC. Área de estudo hoje em dia, Educação das Relações Étnico Raciais e Educação Infantil.

Rafael Luís da Silva

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação no centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2022). Participa do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Arte – Alteritas, do Centro de Educação da UFSC. Foi parte do projeto de educação popular Integrar e GESTUS – Gestão Estudantil Universitária e da Ong Casa Chico Mendes. Atualmente atua como autônomo na área de restauração e conservação de documentos e livros. Tem interesse nos temas das relações raciais, ações afirmativas, formação profissional e Biblioteconomia.

Renata Schlickmann

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sob a orientação do Prof. Dr. Lourival José Martins Filho, com a dissertação intitulada “Racialização na infância: o que a literatura infantil tem a ver com isso?” (2019). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017). Possui como interesse em Educação das Relações Étnico-Raciais, Letramento Racial e Estudos Críticos da Branquitude.

Renata Waleska de Sousa Pimenta

Doutora e Pós-Doutora em Educação. Possui graduação, especialização e mestrado em História. Atualmente atua como docente na Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, câmpus Garopaba. Desenvolve pesquisas sobre relações raciais no campo educacional, com destaque sobre análise das ações afirmativas em instituições de ensino. Uma das fundadoras e integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena do IFSC – campus Gaspar, onde desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão. Integra os grupos de pesquisa: ALTERITAS; Multiculturalidade, Interseccionalidades e Formação de Professores e o Laboratório de Didática da História – LADIH. Sócia da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN). Coordenadora da região Sul no Fórum Permanente da Educação Básica – FNEB – ERER/ABPN (2022-24). Integrante do Comitê de Direitos Humanos do IFSC.

Rosana Vargas Fraga

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, (2013). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Franciscana UFN (2008). Integrou do Núcleo de estudos gênero e politicas publicas NEMGeP/UFSM (2010- 2014). Educadora Popular pela rede de educação cidadã – RECID (2013-2014). Participou da implantação do fórum de mulheres de Santa Maria, (2014). Integrou o Coletivo Marias Bonitas fazendo História (2012- 2015). Conselheira Suplente no Conselho estadual dos direitos das mulheres do RS (gestão 2014 – 2016). Atualmente trabalha como Assistente Social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS no município de São José- SC. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas- PPGICH-UFSC. Membro do grupo de estudos e pesquisas Alteritas: Diferença, Arte e Educação CED-UFSC. Aplica-se ao estudo nos seguintes temas: Feminismos, gênero, violência doméstica e políticas públicas.

Sandra Regina Pires

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005). Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Atuou como assessora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis em 2017 e 2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente no seguinte tema: Educação Infantil e Relações Étnico-Raciais. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência/ SUPED. Propositora de Oficinas de Bonecos/as Negros/as: costurando conversas sobre pertencimento étnico-racial e representatividade na infância. Membro do Grupo de Pesquisa ALTERITAS.

Sara Lima

Graduanda em, Licenciatura e Bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como estagiaria no Museu de Florianópolis no núcleo pedagógico. Participou do Projeto de Extensão Museu Digital de História Indígena UYRUMA, pelo programa BEAC (2021/2022) Componente desde de 2022 do Núcleo de Estudos Negros de Santa Catarina, e REDE YÃNÉ de pesquisa de História Indígena (2022).

Sílvia Regina Teixeira Christóvão

Possui graduação em História Licenciatura Plena, Faculdade Porto-Alegrense Ciências e Letras (FAPA) (2005), Especialização em História Contemporânea,(2006 – 2007, (FAPA) Especialização em Diversidade com Ênfase na EJA (2013/2 -2015/1, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Possui Licenciatura em Língua Espanhola e Literatura de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. (2013/1,2018/1). Possui Mestrado em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) (2017/2). Doutoranda(o) no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Federal de Santa Catarina..Atuou na área de arqueologia, presidiu o Conselho do FUNDEB no período de 2012/ 2014, Atua como presidente o Conselho Municipal de Educação no Município de Praia Grande,2017/2019. Na coordenação – Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil UAB no Município de Praia Grande – SC. Como docente na comunidade quilombola São Roque/SC no projeto educação escolar quilombola, com a metodologia da Pedagogia da Alternância. É membro da equipe técnica de monitoramento do Plano Municipal de Educação,faz parte da equipe técnica do eixo educação do projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul participa do Comitê Educativo Científico do mesmo projeto. Tem experiência na área de Educação, História e Arqueologia.

Stela Marcia Moreira Rosa

Doutora em Educação (UFSC). Mestrado em Educação (UFSC). Graduação em Comunicação Social (PUC/RS). Graduação em Pedagogia ( Universidade Anhembi Morumbi). Pesquisa os seguintes temas: gênero, educação de jovens e adultos, educação profissional e tecnológica, com foco em: política curricular, educação de jovens e adultos, formação de professores, gênero e educação e ações afirmativas. Participa do Grupo de Pesquisa ALTERITAS Grupo de Estudos sobre Diferença, Arte e Educação (UFSC). Atuou em consultoria para o desenvolvimento de políticas públicas junto às Secretarias Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República e de Educação Profissional e Tecnológica ( MEC). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em reportagem e editoração de portal e livros, e na área da educação, ministrando oficinas e cursos.

Tatiana Valentin Mina Bernardes

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduação latu senso em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Professora efetiva de Educação Infantil desde 2002 pela Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Pesquisadora e membro do grupo LITERALISE, grupo de pesquisa da Literatura Infantil e Juvenil relacionada às práticas de mediação literária em Educação Básica e Superior, coordenado professoras Dra. Eliane Debus e Dra. Maria Laura Pozzobon Spengler da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora e membro do grupo Alteritas: Diferença, Arte e Educação coordenado pela Profa Dra. Joana Célia dos Passos. Trabalhou como assessora pedagógica na Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação da Rede de Florianópolis de 2013 a 2016. Atualmente trabalha na Diretoria de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis como Assessora do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI) desenvolvendo formação continuada com os professores(as) referente à Literatura Infantil e Literatura de temática da cultura Africana e Afro-brasileira e Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER).

Tierre Ortiz Anchieta

Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2016) com período sanduíche na Universidade de Aveiro/ PT (2015) e mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019) na linha de pesquisa Formação de Professores. Atualmente sou professor de ciências e biologia na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e estou cursando o Doutorado em Educação no PPGE- UFSC. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica crítico-emancipatória, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, formação de professores, ensino de ciências e biologia crítico-emancipatório. E tenho interesse de pesquisa em questões relacionadas aos estudos decoloniais, educação para as relações étnico-raciais e políticas públicas na educação básica.

Zâmbia Osório dos Santos

Mulher negra, professora da Prefeitura Municipal de Florianópolis, doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Bacharelada e licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Pesquisadora filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as)/ABPN. Pesquisadora e membra do grupo LITERALISE, grupo de pesquisa da Literatura Infantil e Juvenil relacionada às práticas de mediação literária em educação básica e superior, coordenado pelas professoras Dra. Eliane Debus e Dra. Maria Laura Pozzobon Spengler da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora e membra do grupo Alteritas: Diferença, Arte e Educação coordenado pela Profa Dra. Joana Célia dos Passos. Como pesquisadora na área de Educação trabalha com temas ligados à Literatura, Literatura de temática afro-brasileira e Práticas de escrita, na área de História trabalha com os temas ligados à Ensino de História, Educação para as Relações Étnico Raciais, Literatura e Feminismos Negros.