Projeto Acolher

30/08/2017 13:50

Projeto ACOLHER: acolhimento e inserção de estudantes cotistas negros e indígenas ao universo acadêmico da UFSC
É um projeto de extensão-pesquisa-ensino, coordenado pela Profa Dra Joana Celia dos Passos, aprovado em 2014 na UFSC.
Integram o grupo: Justina Sponchiado, Patricia Moraes Lima, Eliane Debus, Idamara Freire, Ivanilde Ferreira, Camila Santana, Nattana, Faby Cunha, Raquel Barbosa, Valdirene A. da Silva Graziela Regina Santos Coppir Florianópolis, Compir, Gered e Federer.
O projeto tem como intenção contribuir com a promoção da igualdade racial no ensino superior e colaborar com o fortalecimento do Programa de Ações Afirmativas da UFSC. Para o alcance dos objetivos aqui propostos foram estabelecidas as seguintes: com a participação das instituições parceiras serão selecionadas escolas públicas da Grande Florianópolis, que oferecem o ensino médio para realizar ciclos de discussões visando democratizar as informações e potencializar a entrada de estudantes negros e indígenas na universidade. Outra ação é a constituição de um grupo permanente de acolhimento dos estudantes cotistas com a intenção de orientar os cotistas – sobretudo recém-chegados – para a inserção na cultura acadêmica e administrativa da universidade. E por fim, serão construídos materiais para disseminação do projeto e também das ações afirmativas.
Um projeto que se disponha a fazer chegar a estudantes do Ensino Médio informações, reflexões e o diálogo animado na luta, na aposta, no conhecimento da legislação e dos trâmites das ações afirmativas e especialmente na compreensão política de sua legitimidade favorecerá a construção das condições tanto em termos de conhecimento como também psicossociais favorecedoras à busca por cursos universitários, e facilitadora da permanência na Universidade, quando já se tenha garantido o acesso.

Objetivo Geral:
– Contribuir com a promoção da igualdade étnico-racial no ensino superior, por meio, da disseminação de informações sobre as ações afirmativas a estudantes e
professores do Ensino Médio de escolas públicas de Florianópolis e do acolhimento aos estudantes cotistas na UFSC.
Objetivos Específicos:
– Contribuir com o fortalecimento do Programa de Ações Afirmativas no Ensino Superior implantado na UFSC a partir de 2008;
– Realizar ciclos de discussões com estudantes e professores de Ensino Médio de escolas públicas localizadas em Florianópolis sobre as ações afirmativas no ensino
superior e os cursos oferecidos pelas universidades que desenvolvem essa política, visando democratizar as informações e potencializar a entrada de estudantes negros e indígenas na universidade;
– Constituir um grupo de acolhimento (apoio) a cotistas formado por estudantes de graduação e de pós-graduação, com a intenção de orientar os cotistas – sobretudo recém-chegados – para a inserção na cultura acadêmica e administrativa da universidade, favorecendo a permanência dos cotistas negros e indígenas;
– Produzir material de divulgação sobre as ações afirmativas no ensino superior para ser disponibilizado aos estudantes cotistas, às escolas públicas e entidades parceiras envolvidas no programa;
– Estimular a produção de trabalhos de conclusão de cursos, dissertações e teses sobre as relações raciais no Brasil.