PATRIMÔNIO CULTURAL E PRESENÇA NEGRA EM SANTA CATARINA

12/06/2018 14:22

Tendo como objetivo de visibilizar as narrativas da história e cultura afro-catarinense, brasileira e africana, e com o intuito de potencializar a composição das memórias da população negra do estado de Santa Catarina. Pretende também afirmar a resistência da população negra presente no mundo urbano e rural, onde as religiões de matrizes africanas, os clubes negros, as irmandades, os festejos, as escolas de samba e a diversidade de manifestações culturais de origem africana, sustentam e legitimam as negras e negros no sul do Brasil como sujeitos ativos da história e memória presente. Serão realizadas: mesas redondas, palestra, oficinas, lançamentos de livros nos campi envolvidos. Pretende-se alcançar estudantes, professores/as, pesquisadores/as, ativistas antirracismo e comunidade em geral.
Com o apoio do PROCULTURA 2018 – Apoio às ações de cultura, o projeto, visa realizar um conjunto de atividades inter campi (Trindade, Blumenau e Araranguá). Compreendemos que estas se constituem em atividades educativo-culturais já que integrarão ações como: cine debate, mesas-redondas, cujas temáticas abordarão aspectos do patrimônio cultural afro-brasileiro, como: religiosidades, hip hop, samba, quilombos, lançamento de livros etc.

Palavras-chave: Patrimônio cultural, presença negra, história e cultura-afrocatarinense.