Pesquisa Pibic: Ações Afirmativas: ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais: o que dizem os(as) gestores(as) e estudantes – Joana C. dos Passos e Dandara Manoela dos Santos

12/09/2017 12:49

OBJETIVO GERAL:
Contribuir com a avaliação das políticas de ações afirmativas no ensino superior, por meio do levantamento e análise de informações/dados disponibilizadas pelos organismos internos à UFSC e por gestores que compõem o tripé ensino-pesquisa-extensão, além de estudantes de graduação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Realizar uma análise do processo de implementação das políticas de ações afirmativas na UFSC.
– Analisar se e de que forma as políticas de ações afirmativas estão promovendo mudanças curriculares, de pesquisa e de extensão na UFSC.
– Identificar as percepções de gestores(as) e estudantes sobre os alcances das ações afirmativas no que diz respeito ao ensino, à pesquisa e a extensão.
– Socializar os resultados da pesquisa em periódicos e eventos nacionais e internacionais.
– Contribuir com a formação de estudantes da graduação para a pesquisa e possível acesso a um programa de pós-graduação.
– Possibilitar a troca de experiências entre as universidades parceiras que se encontram em momentos distintos do processo de implementação das políticas de ação afirmativa.